quarta-feira, 23 de março de 2011

St. Patrick’s Week

A semana do dia 17 de Março é a semana de St. Patrick, o santo patrono da Irlanda! O feriado oficial é no dia 17 mesmo, mas os preguiçosos fazem feriado a semana toda (como foi o caso da minha escola!). Guardadas as devidas proporções, é como se fosse o carnaval do Brasil. Boa parte dos irlandeses aproveita pra viajar, e a maioria das pessoas na cidade são turistas.

Muitos países comemoram o St. Patrick’s Day. Sei que a Inglaterra, por exemplo, comemora. E uma guria irlandesa me falou que ela acha que a idéia do desfile nasceu em Nova York (onde eles também comemoram xD). Mas nada como presenciar a “verdadeira” comemoração irlandesa!

Pra mim, o feriado começou mais cedo: Na segunda, dia 14, recebi a visita da Nanda, uma amiga minha de Santa Maria que está morando na República Tcheca. A Nanda ficou 2 dias aqui em Dublin, e eu me encarreguei de fazer com que a visita dela fosse o mais irlandesa possível.

Meu amigo Miltinho, também de Santa Maria (e que também mora atualmente em Dublin) me ajudou a mostrar a cidade, os pontos importantes e tudo mais. E as noites não seriam irlandesas sem algumas pints de cerveja no Temple Bar!

Na segunda, fomos a 3 pubs bem tradicionais, bebemos, ouvimos uma banda tradicional tocar, bebemos mais e assistimos um show de dança! Na terça fomos a outro pub mais tranquilo, jantamos um Irish Stew e claro, bebemos um pouco mais. Não que eu quisesse beber, mas eu precisava mostrar a cultura Irlandesa pra minha amiga! xD

Na quarta-feira, tirei uma folga (HA!), e juntamente com o pessoal do apartamento, nos preparamos para a quinta. Essa é a parte engraçada. Tivemos a idéia de levar cerveja numa mochila, pra não gastar 5 Euros com cada pint. Em seguida, tivemos a brilhante idéia de forrar a mochila com um saco de lixo preto e encher de gelo! Just brilliant!

E o mais legal foi o jeito que “fizemos” o gelo. Como não temos formas, enchemos 7 sacos plásticos com água e colocamos no freezer. A gente ria e desacreditava enquanto enchia os sacos, de tanto que a idéia era TOSCA e BRILHANTE ao mesmo tempo.

Quinta de manhã: café da manhã dos CAMPEÕES. Whisky e música tradicional tocando enquanto o pessoal vestia suas roupas verdes e chapéus. (vó, se tu estiver lendo isso, não te preocupa que não é todo dia assim... ta?)

Então, nos caracterizamos, pegamos nossas mochilas espertas e por volta das 11 da manhã saímos pra rua pra comemorar! Felizmente, o clima não estava completamente nublado, e de vez em quando saia ATÉ sol. As ruas já começavam a encher, e dava pra ver todo tipo de gente, caracterizados de diversas formas, todos se embolando pra achar um lugar bom pra assistir o desfile que começava ao meio-dia. E felizmente, o Yuri levou a câmera mega profissional dele pra registrar tudo.

Alguém teve a idéia de comprar um energético chamado “Lucozade”, que tem uma garrafa toda colorida e opaca, pra colocar a cerveja dentro. Na Irlanda, é proibido beber na rua. Dizem que no St. Patrick’s Day é “tranquilo”, mas resolvemos comprar o Lucozade.

As gurias começaram a encher as garrafinhas delas com cerveja das mochilas, e nós tentamos ficar em volta pra “esconder”. Mas logo um guarda começou a se aproximar, e disse “pessoal, sem álcool”. As gurias ficaram com uma cara tipo “perdemo =(“. Aí o guarda chegou mais perto e falou “Pelo menos sejam muito discretos, bebam nessas garrafas de Lucozade, mas não deixem nenhuma câmera pegar vocês enchendo. Falou”. Depois disso, a gente ficou em silêncio, sem reação por uns segundos.

Começamos a nos embrenhar no meio da gurizada, procurando um lugar pra assistir o desfile, mas não tinha como, tinha MUITA gente. MUITA. Coloquei a Nahara no meu ombro e depois no ombro do Yuri, e mandei ela filmar e tirar umas fotos, porque eu mando nela. Depois que vi as fotos achei o desfile muito massa! (y)

Depois disso, fomos andar mais pelas ruas e socializar com os bêbados gente-boa. Ficamos muito tempo trocando idéia, entrando nos lugares e agitando a cabeleira. Vejam os vídeos! http://www.youtube.com/watch?v=rjl1vJwlSOE http://www.youtube.com/watch?v=yFHVXnuOJy4

E como a festa começou cedo, acabou cedo também. Às 9 da noite eu já tava cansadaaaço, então fui pra casa dormir, com a certeza de que tinha cumprido com o meu dever xD

Esse foi o post mais longo e trabalhoso que já escrevi! Mas espero que tenha valhido a pena. E é isso aí! Estou planejando viagens de fundamento para Abril! Se tudo der certo, logo haverão posts mais interessantes por aqui o/

Abraços! E como dizem os Irlandeses, "Póg mo thóin"!

Ah, sim, muito importante: boa parte das fotos desse post (as mais legais) são da autoria do meu amigo Yuri e sua câmera fantástica! aqui o link do carbonmade dele.

sábado, 19 de março de 2011

Dun Laoghaire

O nome é Gaélico, se pronuncia “danliwry”. Essa é mais uma das cidades próximas de Dublin que eu queria visitar. Tenho uma amiga que vai pra lá pelo menos uma vez por semana pra nadar, então esses dias ela me convidou pra ir junto, e resolvi ir =D

Só tem um problema: é inverno aqui, e tem dias que faz bastaaante frio! E foi o caso do dia em que fui pra Dun Laoghaire. MAS, nadar no mar gelado aparentemente é uma prática normal aqui. Tem gente que mora no litoral e faz isso todos os dias!

Ainda assim, é difícil pra alguém que nunca fez isso antes. A Pamela, minha amiga chilena, me deu umas dicas pra não morrer. Ela entrou primeiro na água, e depois entrou um Irlandês que estava por lá.

O céu fechou e começou a ventar um pouquinho (perfeito pra nadar na água de menos mil graus). Tirei a roupa (ui), fiquei só de bermuda e pisei na água. E eu não sabia que água ficava tão gelada. Meus pés começaram a doer de frio enquanto eu dizia “Impossible, that’s insane, i’m not doing it!” “NOOOOOOO...”

Então saí da água e desisti . Aí a Pamela e o Irlandês saíram muito tranquilos, e eu me senti muito loser. Resolvi entrar de qualquer jeito. Coloquei a toca da Pamela e voltei a pôr os pés no gelo. Eu disse que só ia entrar e sair rapidão, mas ela disse pra eu ficar na água pelo menos 10 segundos.

Entrei. A sensação era diferente de tudo que eu já tinha sentido, o frio era absurdo! Comecei a me debater na água enquanto a Pamela contava até 10. Foram os 10 segundos mais longos da minha vida =~~

Quando chegou no 10, tudo o que eu queria era estar seco e quente. Corri e peguei minha toalha. Comecei a me secar, e sentia várias agulhas pelo corpo (exatamente como a Pamela tinha me dito que ia acontecer). Mas logo depois, me senti muito bem, fisicamente e mentalmente, por ter nadado no mar congelante da Irlanda!

Só de não estar mais na água, já me sentia muito bem de novo. Não sentia frio, mesmo estando MUITO frio e ventando. Mas me vesti rápido pra não pegar uma hipotermia. Segui as dicas dos veteranos e coloquei mais roupas do que eu estava usando antes de entrar na água.

Enquanto o calor voltava pro meu ser, fomos tomar um café quente e dar uma volta pela cidade. O tempo não estava dos melhores, mas o lugar é bem interessante. Tem poucas casas, e elas são pequenas. Lembra uma vila, ou algo do tipo.

E esse foi o passeio. Pretendo fazer isso mais vezes (nadar no mar gelado), porque realmente a sensação que fica depois é muito boa. Não sei exatamente a explicação física do que acontece, mas me senti como se tivesse feito uma hora de exercícios!

Minha próxima postagem será sobre o St. Patrick’s Day, o feriado mais importante da Irlanda, que aconteceu essa semana. Tiramos muitas fotos, e eu tenho muito pra contar sobre a comemoração aqui em Dublin!

Posto de novo em breve. Abraços a todos!

sábado, 12 de março de 2011

Malahide

Então esses dias resolvi ir conhecer uma cidade aqui perto de Dublin, chamada Malahide. Sempre ouvia falar, que era legal, que tinha até um castelo... Aí combinei com meus novos vizinhos brasileiros recém-chegados, e fomos pra lá em um sábado de manhã.

A viagem leva poucos minutos de trem (da pra ir de ônibus também, mas de trem é muito mais legal xD). O castelo fica dentro de um parque, e pra chegar até ele o caminho passa por um bosque. A construção é bem pequena, mas ainda assim, é um castelo!

O castelo de Malahide abrigou a família Talbot por mais de 700 anos. Certo dia, antes de uma batalha que ocorreu em 1690, 14 membros da família tomaram café da manhã juntos, jamais retornando, pois todos morreram na mesma batalha. Hoje o castelo abriga 5 fantasmas (o.o)

Para visitar os quartos tinha que pagar €7,50. Como o interior não parecia muito atrativo nas fotos (era todo reformado, nem parecia um castelo antigo), ninguém teve vontade de pagar pra entrar. Mas no “térreo” tinha um café, uma loja de presentes e um banheiro, e dava pra sair pelo outro lado. Atrás do castelo tinha ruínas do que parecia ser uma igreja, que me parecerem bem mais interessante do que o interior (eu gosto de ruínas =D)

Malahide tem também uma “praia”, mas ela é tão triste, e o tempo estava tão ruim, que nem vale a pena mostrar fotos. O passeio foi bem curto, mas gostei de ver o castelo.

E falando em castelo, na segunda-feira, dois dias depois, visitei mais um! O de Luttrellstown, onde trabalharei como garçom. Na verdade na verdade, ainda não vi o castelo propriamente dito =/ Nas duas vezes que fui lá, todos os assuntos foram tratados na recepção, que é separada do castelo por um campo de golfe. Mas quando eu finalmente vir o castelo, coloco fotos aqui!

Enfim, eu, o Bruno e a Maite fomos lá pra receber um treinamento de segurança alimentar que é exigido em vários estabelecimentos, chamado HACCP. E aproveitamos a viagem pra visitar o Yuri, que morava com a gente e se mudou pra mais perto do castelo, já que ele também trabalha lá. Logo todo o pessoal do apartamento chegou, e fizemos uma janta em família =)

E assim continua a saga do mendigo nas terras sinceras do reino mágico da Irlanda. Continuo visitando lugares próximos enquanto não surge a oportunidade de uma viagem pra mais longe. Abraços calorosos a todos, e até breve!