sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Filosofias de um mendigo andarilho / Dublin nights

O conceito de "lar" sempre foi um mistério para mim. Foram poucas as vezes em que precisei me mudar para um novo "lar", mas isto tem acontecido com mais frequência nos últimos tempos. E nestas ocasiões, sempre senti a necessidade de tornar aquele lugar confortável, visual e fisicamente. Sinto a necessidade de ter coisas familiares a minha volta, coisas que me façam sentir à vontade e me permitem "baixar minha guarda" enquando estou neste lugar.

Porém há certos momentos em que o "lar" em questão tem uma data marcada para deixar de ser lar. O mendigo passa então a perceber a necessidade de sentir-se confortável independente do ambiente. Surge a necessidade de se desfazer da necessidade de modificar o espaço. Juntamente a isto, vem a ncessidade de modificar a si mesmo para se adequar aos espaços.

Com o passar de tempo, isso vai ficando mais e mais fácil. A nova necessidade/vontade que surge é a de conhecer novos espaços, aproveitar-se desta facilidade de adaptação e ampliar horizontes. Imagino que seja possível atingir um estágio no qual qualquer lugar seja confortável, sem depender de um "lar" para onde retornar.

Esta é uma filosofia de mendigo andarilho, a vontade de viajar e conhecer o mundo. Agradeço a inspiração da amiga Letícia Zancan, que vem das minhas terras, mas atualmente aventura-se em terras de belas artes - Paris. O que falta para este mendigo em questão é dinheiro para viajar mais, o que esperançosamente será resolvido em breve, assim que eu arrumar um emprego que me permita. Neste Domingo estarei fazendo minha primeira viagem propriamente dita desde que cheguei a Dublin: vou passar 3 dias em Londres. Espero que esta seja a primeira de muitas viagens que pretendo fazer neste tempo de estadia na Europa!

Mas chega de filosofia por enquanto, todo mundo sabe que pensar demais não faz bem! Falemos dos acontecimentos da semana!

--------------------------------------------------------------------------

No Domingo passado fui patinar no gelo com o pessoal da Egali. Até então o mais próximo de "patinação" que eu tinha chegado tinha sido na rua, nesse tombo que levei uns dias atrás. Posso dizer com certeza que com patins é bem melhor. Mas não mais fácil.

Depois de tomar umas quedinhas maneiras, fui pegando o jeito e arrumei até uma aluna! A Sabrina, que também é de Santa Maria, deu umas voltas comigo e evoluiu bastante suas skills em patinação =D

Na Terça chamei o pessoal da Egali House pra ir na Dicey's, um lugar do qual eu muito ouvia falar, mas ainda não tinha visto. O ponto forte da dicey's é o preço das pints (canecas de 500ml de cerveja): na Terça, todas as pints custam 2 euros (o preço médio que se paga poraí é 5. Caro, eu sei >.<). Fora isso, quem entra antes das 7 não paga entrada (Cedo, eu sei >.<)

Bom, aqui boa parte dos lugares não cobra entrada, mas a bebida é cara. Então a tal Dicey's é bastante movimentada devido ao custo-benefício. Tem MUITO brasileiro lá, o que não é muito surpreendente, sendo que somos um povo mão-de-vaca xD

Mas o lugar me surpreendeu. É o tipo de lugar que no Brasil o cara pagaria uns 15 pila pra entrar. Era muito organizado e BONITO, tinha vários ambientes (um deles ao ar livre com vários "braseiros" pra esquentar) e até música ao vivo.


Mas como a gente chegou às 7, antes da meia-noite voltamos pra casa. Na volta a gente passou por muita gurizada bêbada na rua, praticamos um inglês, socializamos e demos muita risada! Mas é estranho chegar em casa às 12:30 vindo de uma festa...

Na Quinta-feira, foi minha colega Isabel, do México, que me chamou pra ir numa tal de "Siné". Fui lá e encontrei, mais uma vez, a "Baque Soul" tocando! (aquela banda brasileira que vive aqui em Dublin). Nesse dia não tinha nenhum brasileiro na mesa, só mexicanos e irlandeses. Foi uma ótima chance pra exercitar o inglês.

Mais uma vez, voltamos cedo pra casa. Aqui às festas começam lá pelas 6 da tarde e vão até as 2, no máximo 3 da manhã (quando os lugares fecham).

O último fato relevante dessa semana foi que encontrei uma nova casa já! O lugar é legal, bem localizado e organizado, relativamente barato e os colegas de apartamento são gente finíssima. Já é certo que teremos pelo menos uma estrangeira na casa, e talvez tenhamos mais! Me mudo pra lá no dia 20.

E... Por hoje é isso =( Semana que vem trago notícias de Londres!
Abraços a todos.

4 comentários:

  1. Novas amizades,novas aventuras, padrões de comparação, crescimento pessoal, tudo vem junto no pacote. Tua felicidade é a minha.... Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Entendo bem esse negócio de ter que se sentir em casa em um lugar no qual chegamos hoje e achar normal dividir quarto com quem conhecemos há 15 minutos. A nossa casa é a nossa mala, agora. Obrigada pelas aulas de patinação e estou junto na torcida de que essa viagem para Londres seja apenas a primeira de muitas para nós!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal os teus primeiros dias por aí!! Isso que tem muita coisa boa por vir ainda!! Aproveita bem cada minutinho, pois é uma coisa que vai levar para a vida toda!!
    Estamos todos com muita saudade de ti e torcendo para que só tenha alegrias por aí!! A vó todo dia fica esperando para ver o que tu vai colocar e mostra para todo mundo que chega lá o teu blog!! Toda orgulhosa!! Ela até aprendeu a fuçar no computador só para te acompanhar e matar um pouco da saudade que ta sentindo!!
    Beijos Marcos!

    ResponderExcluir
  4. Bah mas faz tempo que nao posta nada hein rapaz? Ta vivo meu??

    ResponderExcluir