
Durante minha estadia na Holanda (relatada na postagem anterior), viajamos de carro para Bruges, na Bélgica. Fomos eu, minha mãe, a tia Gema e o marido Haans. Passamos toda a tarde de Domingo lá, e posso dizer com segurança que foi a cidade mais inspiradora que já visitei!
Posso tentar explicar o quanto eu quiser com palavras, mas acho que nada se compara às imagens. O lugar é simplesmente massa demais, e não tem! A cidade é pequena, extremamente bem cuidada e conservada, muito tranquila, cheia de construções históricas (a impressão que da é que TODAS as casas são MUITO históricas). Fiquei todo o tempo me imaginando morando lá, acordando de manhã e vendo coisas épicas em cada canto que olhasse...
A cidade é também cheia de praças espaçosas, geralmente rodeadas de muitos bares, restaurantes e cafés, com mesinhas pro pessoal sentar e curtir. Caminhando poucos metros, passa-se por diversos canais, cercados de árvores grandes e casas que parecem castelos, e a todo momento passam barcos de todos os tipos.
Como se não bastasse a cidade ser bonita demais, o povo me pareceu ótimo. Na Bélgica, os idiomas oficiais são Francês e Holandês, mas quase todo mundo fala um inglês perfeito e sem sotaque. Acho que o povo viu isso como uma necessidade, já que o país tem diversas fronteiras “importantes”, e recebe gente de todos os lados.
Eu entrei em uma loja pra comprar um pino com a bandeira da Bélgica, e tinha uma velhinha atendendo. Logo pensei “ela não deve falar inglês”. Pra quê, perguntei o preço do negócio e a dona me respondeu com um inglês impecável, me deixando no chinelo.
Outra coisa MUITO importante quando se vai escolher um lugar pra morar: a comida! (pra mim é, pelo menos). A Bélgica é famosa por seus doces incrivelmente absurdos de bons, e provar um desses no próprio país de procedência foi uma experiência sem comparação para a minha pança que adora comida. Experimentei um waffle típico de lá, que sozinho já era fantástico, e a mulher que me vendeu ainda despejou um nutelão forte em cima. Comi chorando.
Agora mesmo, enquanto escrevo, sinto vontade de voltar pra lá! As cores que vi em Bruges, não vi em lugar nenhum. Não consigo parar de pensar como seria morar lá... Uma pena que eu não tenha visto nenhuma das casas por dentro. Certamente visitarei o país novamente algum dia. E nunca se sabe, talvez de fato até more por lá!
Até a próxima, quando escreverei sobre os dias que passei na Alemanha!
Abraços a todos.
Cabou man, cabou. Absurdiado.
ResponderExcluirEssa cidade é demais.. Cada vez que olho minhas fotos de lá sinto uma vontade absurda de voltar, e quem sabe até ficar um tempo a mais..
ResponderExcluir